Quem alcança um lugar considerado “de sucesso” do ponto de vista social, não chega lá adiando decisões ou pedindo licença.
É muito diferente da impressão que um feed de rede social pode causar.
Para quem só vê as fotos em viagens internacionais, ocupando palcos de importantes eventos, ou apenas usufruindo da vida, nem imagina o quanto custa.
E não estou falando das formações no exterior nem do passaporte para eventos de networking.
Falo das noites em claro. Da sua ausência nos aniversários das crianças e das cobranças que isso gera. Daquilo que não cabe no feed da sua rede social e ninguém fala em um curso on-line, mas veio junto no pacote da sua experiência enquanto empreendedor.
Tomar decisões pela sua vida, pela sua família e pelo seu negócio custam caro. E alguns erros cometidos podem levar a catástrofes irreversíveis.
Quantos aceitariam pagar o preço pelas decisões que você tomou para construir uma autoridade e uma conta bancária à altura?
Essas são situações clássicas, mas que ninguém adverte aos iniciantes do mundo do empreendedorismo digital.
Atendi dezenas de empreendedores do mercado digital e posso dizer que existem situações e sentimentos muito comuns. Muitos me procuram justo quando passam por turbulências na vida pessoal e profissional, com dificuldades de organização e definir prioridades.
TODOS sentem que só acontece com eles mesmos. Quando, na realidade, os relatos sobre solidão, preocupações excessivas, medo de tomar decisões e longas jornadas de trabalho, são bastante comuns.
Meu nome é Cris Taylor, eu sou psicóloga de empreendedores e estou muito feliz de ter você comigo! Vamos conversar sobre:
- O porquê do trabalhar enquanto eles dormem não traz todo esse resultado
- Como ficar próximo do equilíbrio entre vida pessoal e profissional
- A importância do tempo para cuidar de si, do seu corpo e de suas emoções
- Por que organizar as suas emoções é o primeiro pilar de um negócio de sucesso
Nas próximas linhas, vou revelar a você como ajudei dezenas de empreendedores digitais a superar desafios, tanto sociais, quanto originados pelas próprias mentes.
Nem sempre o erro é o melhor professor
Tenho certeza que você já ouviu sobre “ser melhor errar rápido para corrigir rápido”. Porém, é preciso entender a raiz do erro para extrair algum aprendizado dele e, assim, alcançar a evolução pessoal.
Já atendi empreendedores que até tinham consciência do erro. O exemplo mais clássico é a procrastinação.
Acordar uma hora mais cedo e dizer para si que “hoje não irei procrastinar” não é suficiente quando não entendemos de onde vem o impulso de “deixar para depois”.
Sem descobrir o motor do comportamento, é provável que você use essa hora a mais apenas para mais procrastinação. Superar ou contornar o problema exige conhecimento da sua origem para que possamos agir na raiz da causa.
Quando consigo ajudar um cliente a mudar um comportamento, geralmente ele visualiza que estava como “um burro amarrado em uma cadeira”. Passa a enxergar como um obstáculo superável.
No entanto, reconhece que sozinho não teria a capacidade de vencer.
Até porque já estava há anos empacado no erro, tentando engrenar sem sucesso.
É parecido com fazer uma trilha. Se você escorrega em determinado ponto, ou tem dificuldade com algum obstáculo, a insistência pode até ser burra.
O mais comum é que paralise. Diferente de desistir, você não volta, mas espera que uma solução apareça. Ou, entenda que não cai do céu e busque ajuda.
É preciso que alguém segure sua mão para dar o impulso de seguir, ou mesmo trocar o calçado, ou atualizar o mapa. Só a situação é que irá definir.
É exatamente esse o papel das ferramentas e estratégias da psicoterapia. Elas auxiliam a passar pelas dificuldades. Ainda exigem seu esforço, mas tornam a travessia possível e menos dolorosa.
Bloqueios psicológicos são como nuvens: te impedem de seguir e não podem ser tiradas com a mão
Sua mente é parte tão importante do seu organismo quanto braços e pernas. Seria loucura correr uma maratona com um joelho machucado, correto?
Forçar um músculo lesionado não te leva mais longe nem melhora sua estrutura corporal. Muito pelo contrário, desgasta e impede que você possa traçar metas mais ambiciosas.
Eu vejo um enorme incentivo no mundo do empreendedorismo a forçar o crescimento a qualquer custo. Ignorando a necessidade de uma estrutura mental e emocional.
Você já ouviu que “quando a mente não ajuda o corpo paga”? Pois é a realidade.
Se você acredita que precisa trabalhar 14 horas por dia para atingir seus objetivos, eu te convido a repensar esse conceito.
Não preciso ter bola de cristal para saber que uma pessoa que trabalha tanto não se exercita, se alimenta sem planejamento e fica em débito com seus relacionamentos.
Pense no seu celular, computador ou carro. Por quanto tempo um desses bens dura se você não carregar, não colocar combustível, expor continuamente ao sol e ainda utilizar por horas seguidas ininterruptas?
Você sabe que é preciso cuidar desses itens para que eles te entreguem a funcionalidade pela qual foram adquiridos. Levar o carro na revisão, mantê-lo na sombra e respeitar as suas limitações na hora de dirigir.
Então, por que com o seu corpo e mente seria diferente?
Você também precisa de descanso. Precisa de boa alimentação. Precisa fazer sexo e ter horas alegres entre amigos.
E com o bônus de que você tem as suas emoções para cuidar.
Seu mundo psíquico e emocional é vasto como um oceano, com marés altas e baixas, águas tranquilas e tempestades.
Garantir uma mente forte para navegar por elas é ainda mais importante para o empreendedor, que conta com uma jornada cheia de imprevistos.
Quando meus clientes chegam até mim, relatam a sensação de estar com a visão “entre nuvens”. Uma névoa que impede de enxergar com clareza e, por consequência, de tomar decisões assertivas. É parecido com navegar em um oceano em meio à neblina.
Um piloto de navio não é capaz de manobrar apenas sentindo o balanço do mar.Mas, diferente do céu que depende meramente das condições climáticas, a nebulosidade mental nem sempre é incontrolável.
Assuma o controle daquilo que é possível e confie no que não pode
Como empreendedor, a única certeza que você pode ter é que tudo muda o tempo todo.
Mesmo que você apóie suas estratégias com o máximo de previsibilidade, algo que não está no seu radar pode atravessar seu caminho.
Tal como a lógica do Cisne Negro, de Nassim Taleb, que eu imagino que você conheça bem. Mas, isso não é motivo para agir de forma displicente. Pelo contrário.
Quanto mais entendemos que lidar com o imprevisível faz parte do jogo, mais precisamos cuidar daquilo que nos compete.
Começar pelos cuidados com a mente e o corpo é como cuidar da estrutura da embarcação que te permite fazer essa jornada. Te permite manter a consistência e constância naqueles objetivos traçados para seu ano novo.
As névoas que surgem costumam ser o acúmulo de preocupações, horas de trabalho sem parar, ansiedade social e comparação.
Assim, você é obrigado a encontrar o cais mais próximo e atracar de emergência, isso quando consegue avistá-lo.
Cuidar das suas próprias engrenagens e assumir o controle interno é o que te permite lidar com as demandas externas.
Com a sua mente limpa, diante de uma questão que precisa ser resolvida, é muito mais fácil enxergar o que precisa e pode ser feito. Facilita tomar decisões de forma assertiva e consciente, sem ser reativo às circunstâncias.
Mesmo que você já tenha formado uma equipe, escalado seu negócio e tudo funcione perfeitamente sem os seus braços, sua empresa ainda precisa do seu cérebro. E o mesmo vale para outras áreas da sua vida.
Defina sua prioridade para ganhar velocidade
Mentiram para você quando te disseram que velocidade se conquista com horas de trabalho a fio e sem descanso. É claro que todos temos períodos e momentos de mais trabalho, mas se for recorrente, é um pavio curtíssimo para o burnout.
Você não chega mais rápido quando corre mais que os outros. Não existe nada, nem ninguém, medindo a sua velocidade e o seu desempenho, muito menos o outro deve servir de parâmetro. Sua trajetória é única!
Já parou para pensar que a linha de chegada sequer existe?
O que existe são os seus valores, os seus momentos e aquilo que mais importa para você.
Definir a sua prioridade te salva da falta de objetividade que a pressão externa pode trazer.
Entender isso te libera para cometer erros, afinal, você é um ser humano e tem esse direito.
Te libera para assumir que não entende sobre algo e, enfim, pode assumir o papel de aprendiz na vida mesmo quando muitos te apontam como referência.
A falta de objetividade trazida pela interferência externa, do que os outros pensam, dizem e acham, drena sua preciosa energia para um buraco negro.
Atendo empreendedores que seguem inconscientes disso, o que afasta dos resultados que sonham.
A falta de objetividade drena energia para um buraco negro sem fim. E quando isso acontece de forma inconsciente, torna-se diário, cumulativo e cansativo.
Ninguém precisa caminhar no escuro, nem é preciso ir até o fim do túnel para encontrar a luz. Ela já está disponível para quem está disposto a aceitar orientação e ajustar a direção.
Quebre o silêncio, antes que o silêncio te quebre
A psicoterapia com psicólogo é o único meio que garante o cuidado e o preparo da sua mente para navegar pelos mares inconstantes do empreendedorismo.
Sem essa base bem fundamentada, você é levado na primeira tempestade e seu negócio vai junto. Essa é a base que te permite performar quando faz um curso on-line, passa por uma mentoria e até processo de coaching.
Nem sempre você está improdutivo à toa. Já recebi diversos empreendedores que sentiam-se mal por não render em seus trabalhos. No entanto, estavam sob quadros de depressão ou ansiedade, sendo necessário um pouco mais de cuidados.
Talvez você já tenha passado por uma experiência de psicoterapia onde viu pouco progresso e até tenha desistido de seguir.
Seja porque mexeu com algo que não estava preparado para lidar, ou mesmo por não visualizar melhora significativa na qualidade de vida.
É por isso que eu proponho um acompanhamento psicoterápico, em vez de vir aqui te “vender consultas”. Uma única consulta não pode fazer muito por você, essa é a verdade.
Antes mesmo de aceitar um paciente, eu proponho uma conversa de triagem. Costuma durar 30 minutos e não é considerada uma consulta, mas sim, um momento para ver se nos conectamos e alinhamos as expectativas para seguir com o trabalho.
Uma verdadeira triagem.
Vamos descobrir quais pontos da tua vida precisam de mais atenção no seu momento e elaborar um plano para trabalhar nas sessões. É preciso que você entenda que seu relacionamento com sua família, colaboradores e clientes é reflexo do seu relacionamento consigo mesmo.
Mas, atenção.
Assim como eu me comprometo 100% com o seu progresso, preciso que você esteja também com esse compromisso. Nessa primeira conversa, gosto de sentir se o candidato a paciente está verdadeiramente disposto a trabalhar suas questões e evoluir enquanto ser humano.
Durante o processo de acompanhamento psicoterápico, meu whatsapp está disponível para os meus pacientes a qualquer momento. Prestar assistência aos meus pacientes é importante para mim.
Se o acompanhamento terá 2 meses ou 1 ano, vai depender da demanda diagnosticada durante a triagem. Esse trabalho é 100% personalizado, sem valor por hora ou pacotes fechados, eu preciso que você confirme um horário comigo para ver se eu posso te ajudar e elaborar esse plano.
Ao clicar no botão abaixo, você pode escolher um horário para falar comigo:
Não esqueça de cuidar da principal pessoa do seu negócio e da sua vida: você mesmo!
Suas relações com sua família, colaboradores e amigos refletem a sua relação consigo.
Cuidar primeiro de si é o básico para manter em pé tudo o que você construiu.
Marque sua conversa